DEIXE O SEU COMENTÁRIO

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

sábado, 14 de novembro de 2009

NATAL DA MINHA INFÂNCIA



(Propagandas da Cesta de Natal Amaral da década de 60)

Naquela semana que antecedia o natal de 1968 reinava um clima de harmonia na nossa família, fomos premiados pela empresa onde o meu pai trabalhava, com uma deliciosa Cesta de Natal Amaral.
Composta de vinho, chanpangne, uvas passas, uma enorme lata de marmelada e muitas guloseimas, tudo coberto com palha de madeira.
Meu pai dizia :
- São Paulo não pode parar! E ele seguia a risca essa máxima, eu era o filho mais velho, com 15 anos e já tinha 8 irmãos.
Meu pai comprava sapatos e roupas novas, para todos juntos irmos para a Festa de Natal patrocinada pela empresa, regada a churrasco, algodão doce, balas, refrigerantes, palhaços e a entrega dos presentes para as crianças até 15 anos.
Mas a principal atração esperada ansiosamente pelas crianças e “adultos” era o Papai Noel com o seu famoso saco cheio de balas, tendo como fundo musical as famosas canções natalinas, sendo impossível não chegar às lagrimas.
Nessa festa os colegas de trabalho apresentavam suas famílias uns aos outros, e meu pai orgulhosamente nos colocava em posição de escadinha exibindo-nos como se fossemos troféus humanos e dizia:
- Não são lindos, os meus filhinhos! O sonho do meu pai era ser jogador de futebol, o máximo que chegou foi jogar no time da empresa, e foi técnico de um time nada convencional, de seus filhos!
O campo de futebol ficava no fundo da minha casa, os vizinhos diziam que meu pai era o técnico de um time imbatível.
Ele criou onze filhos,meu pai era uma “brasa mora”, filho de espanhol com um sangue quente, incrível! Primogênito eu nasci no ano de 1953 na fazenda de um Barão Alemão, onde morei até 1958; era o paraíso na terra que o bom Deus me deu, feito sob encomenda para um garoto afoito.
O meu avô era o capataz desta fazenda de um Barão Alemão e naquele lugar eu conheci a paz, flores, frutas e também criação. Criação de cavalo de raça era aquele lugar tudo isto e também tinha cachorro de caça coisa difícil de hoje ser visto.
Lá morei até os cinco anos, pois o Barão tinha outros planos de vida, foi embora e me deixou um brinquedo.
Era um trenzinho de pilha que todo menino queria e eu me sentia uma ilha cercado de amor e alegria.
Mas hoje o menino cresceu e quis ver o passado novamente, porém seu rosto entristeceu ao ver que tudo estava diferente.
Hoje lá hoje é um bairro chamado Centre Ville, por isso a minha alma chora, muito tempo de amor e capricho passados e agora está tudo mudado.
Nadava num riacho e pescava com uma peneira, e subia em árvores para saborear as suas frutas.
Tudo para mim se resumia numa brincadeira, havia os grupinhos isolados e suas disputas e quem tinha uma televisão era considerado rico, privilégio encontrado em pouquíssimos lares.
Só de lembrar dessa época emocionado eu fico, as crianças assistiam a televisão nos bares, mas esses bares tinham um ambiente familiar.
Continham placas com os seguintes dizeres:
“Até às vinte horas as crianças podem ficar, após este horário cuidado com as viaturas!”.
Flashs de uma infância cheia de encanto e magia, onde não imperavam a maldade e a malícia, tudo era novidade e sem muita tecnologia, onde eu respirava outros ares, nesse jardim de delícias.



Um comentário:

  1. Caro Poeta , temos a mesma idade , e lembranças parecidas apesar de eu morar na cidade . Ia constantemente com meu pai à industria das Cestas em Rudge Ramos e as via sendo feitas , em minha casa chegavam caminhões delas que minha mãe distribuia aos amigos e pessoas que delas precisavam . Mas uma de minhas lembranças mais vivas era quando na noite de Natal abriamos uma única Cesta , e eu que que já tinha o boneco , Gigante , Astronauta , Pelé , Emilia e muitos outros ficava feliz em pegar o que tinha vindo naquela Cesta .
    Sou muito feliz por ter meu pai e mãe terem levado tanta alegria aos que puderam ter uma Cesta de Natal Amaral e um orgulho deles igual ao que vc tem por seu pai .
    Um abraço

    ResponderExcluir

leia também

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Licença Creative Commons

Estas obras estão licenciadas sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (autoria de José Carlos Gueta e site:http://poetadoabc.blogspot.com). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.