Resgatado minerador que recebeu proposta de casamento em plena clausura

Resgatado minerador que recebeu proposta de casamento em plena clausura

Copiapó-Santiago do Chile, 13 out (EFE).- Álex Vega Salazar, um mecânico de maquinaria pesada, de 31 anos, se tornou nesta quarta-feira o décimo resgatado da mina San José, no norte do Chile, onde 33 trabalhadores ficaram presos desde o dia 5 de agosto por causa de um desmoronamento provocado por uma explosão.

Salazar era esperado pela mulher e os filhos na superfície da mina quando emergiu a bordo da cápsula "Fénix 2" a partir dos 700 metros de profundidade em que permaneceu durante 70 dias, mas também por seu pai, o mais ansioso de todos.

José Vega, o pai do minerador e veterano no ofício, não poupou esforços para atuar diretamente no resgate do filho desde o dia da derrubada, mas por seu parentesco com um dos afetados foi rejeitado.

O pai não vacilou e insistiu mais uma vez, desta vez sob nome falso. No entanto, foi descoberto e resignou-se a esperar o resgate de seu filho da mesma forma que todos os familiares dos 33 mineradores presos.

Salazar, que trabalhava na mina para juntar dinheiro para comprar uma casa, não queria continuar vivendo com seus pais.

De presença discreta no fundo da mina, Salazar escrevia, no entanto, belas frases em suas cartas: "às vezes nos ficávamos todos em silêncio e por assim dizer sentíamos um anjo passando", escreveu certa vez.

"Nunca esquecerei o barulho das máquinas escavadeiras que nos procuravam, é o som da vida", comentou em outra ocasião.

Antes de saudar as autoridades presentes, Salazar abraçou e beijou a mulher, Jéssica Salgado, depois que saiu da cápsula, às 8h52, 53 minutos após Mario Gómez.

http://noticias.br.msn.com/economia/artigo.aspx?cp-documentid=25929009