DEIXE O SEU COMENTÁRIO

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

domingo, 21 de novembro de 2010

SIM, CONSCIENTEMENTE SOU NEGRO E DE COR PRETA



SIM, conscientemente sou NEGRO e de cor PRETA!

A consciência, a noção de uma coisa: estar consciente de suas responsabilidades. / Que sabe o que faz. / Que é feito com consciência.

# Orgulhosamente

20 de novembro de 2010 - Dia da CONSCIÊNCIA NEGRA

No curso intensivo quando o IBGE procurava tornar pessoas aptas para o trabalho de recenseamento nacional deste ano de 2010, um dos itens dessa importante pesquisa que tem por finalidade elaborar o quadro geral da população deste enorme país, o Brasil, havia algo parecido, como...

- Qual a tua cor?

Ou melhor, você se enquadra como de cor preta, branca, amarela ou de etnia indígena.

É isso mesmo?

Vejamos...

· Cor é o amarelo, o azul, o verde, e assim por diante...

A cor é uma percepção visual provocada pela ação de um feixe de fotons sobre células especializadas da retina, que transmitem através de informação pré-processada no nervo óptico, impressões para o sistema nervoso.

· Etnia: uma etnia ou um grupo étnico é, no sentido mais amplo, uma comunidade humana definida por afinidades linguísticas e culturais e semelhanças genéticas. Estas comunidades geralmente reivindicam para si uma estrutura social, política e um território.

A palavra etnia é usada muitas vezes erroneamente como um eufemismo para raça, ou como um sinônimo para grupo minoritário.

· Raça e Etnia - Embora não possam ser considerados como iguais, o conceito de raça é associado ao de etnia. A diferença reside no fato de que etnia também compreende os fatores culturais, como a nacionalidade, a afiliação tribal, a Religião, a língua e as tradições, enquanto raça compreende apenas os fatores morfológicos, como cor de pele, constituição física, estatura, traço facial, etc.

Zumbi dos Palmares

· O Dia da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro no Brasil e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A semana dentro da qual está esse dia recebe o nome de Semana da Consciência Negra.

· A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. O Dia da Consciência Negra procura ser uma data para se lembrar da resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte forçado de africanos para o solo brasileiro (1594).

· Negro: os termos negro ou negróide geralmente se referem a um grupo racial de seres humanos com cores de pele que vão desde o marrom claro até o quase preto. Eles também são usados para classificar diversas populações, juntamente baseadas em relações ancestrais históricas e pré-históricas. Outras definições do termo "negro" estendem-se a qualquer população caracterizada por pele escura, uma definição que inclui também algumas populações da Oceania e do Sudeste Asiático.

  • Negro - uma classificação étnica ou racial de grupos humanos, chamados ainda de negróides.
  • Negro - a cor negra, na verdade, em física, a ausência de cor.

O preto, referido como cor (negra), é a cor mais escura do espectro, definida como "a ausência de luz", em cores-luz, ou como "a mistura de todas as cores", em cores-pigmento. É a cor que absorve todos os raios luminosos, não refletindo nenhum e por isso aparecendo como desprovida de clareza.

Raça: segundo os dicionários:

A raça é um conceito usado vulgarmente para categorizar diferentes populações de uma espécie biológica por suas características fenotípicas (ou físicas); é comum falar-se das raças de cães ou de outros animais.

Algumas vezes utiliza-se o termo “raça para identificar um grupo cultural ou étnico-lingüístico, sem quaisquer relações com um padrão biológico. Nesse caso pode-se preferir o uso de termos como população, etnia, ou mesmo cultura.

# aproveite e leia tb: DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA
#SIM – SOU NEGRO -... como o japonês é amarelo, o europeu é branco e, todos Homo sapiens, ou melhor “seres humanos
”.www.memoriasdoitaim.com.br – 2007 e 2009

20 de novembro de 2010

Helcias Bernardo de Pádua

helciaspadua@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

leia também

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Licença Creative Commons

Estas obras estão licenciadas sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (autoria de José Carlos Gueta e site:http://poetadoabc.blogspot.com). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.