DEIXE O SEU COMENTÁRIO

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

TOMBAMENTO DO ACERVO DA PHARMACIA POPULAR

Tombamento do acervo da Pharmacia Popular

Inaugurada como Pharmacia Imperial em 1830 pelo boticário Francês Tourin Domingos Monsier, mudou de nome em 1889 após o fim da monarquia. Valeriano José da Costa, dono da farmácia naquela época, seguiu os conselhos dos republicanos e trocou Imperial por Popular. Sofreu uma única reforma no final do século XIX ganhando traços neoclássicos. Em 1922, a farmácia chegou às mãos do farmacêutico Ernani Graça, pai do atual proprietário Sr. Plínio Graça, que assumiu a farmácia em 1956, após o falecimento de seu pai. O Sr. Plínio, que já foi duas vezes prefeito de Bananal, lembra de quando a estrada Rio-São Paulo passava em frente à farmácia, ”Bananal era outra coisa ” diz ele, ”Depois fizeram a Dutra e a cidade parou do dia para a noite ”. A farmácia conserva a fachada, a máquina registradora, a balança, as ânforas de cristal e os vidros com pós, raízes e pomadas, balcões feitos em pinho de riga, bancos de madeira de lei, e o chão todo revestido com ladrilhos franceses. Uma grade separa funcionários que atendem os clientes em balcões feitos de pinho de riga, ornadas por ânforas de cristal.Preserva também instrumentos originais, sais, tinturas e potes de porcelana da época do Império. A Pharmacia Popular é a mais antiga em funcionamento do Brasil e, mesmo assim, não conta com patrocínio nem apoio do governo.
A grande preocupação do senhor Plínio Graça, e de todos que reconhecem o valor do acervo, é com a provável perda que certamente ocorrerá se não for feito o imediato tombamento de todo o acervo ainda ali depositado.

Vamos assinar o abaixo-assinado?
Estamos com 184 assinaturas. Que tal chegar a 200 assinaturas até logo mais, quando começa 2011?
Quem não assinou ainda dá tempo. Quem já assinou, tente conseguir mais alguma assinatura!

www.abaixoassinado.org/assinaturas/abaixoassinado/7266

Um maravilhoso 2011 a todos vocês!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

leia também

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Licença Creative Commons

Estas obras estão licenciadas sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (autoria de José Carlos Gueta e site:http://poetadoabc.blogspot.com). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.