DEIXE O SEU COMENTÁRIO

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

AGÊNCIA SAÚDE


07/01/2011 - VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA

No Rio, 1.200 agentes são capacitados contra a dengue

O combate à doença está entre as prioridades de gestão de Alexandre Padilha. No último dia 5, a mobilização começou pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa)

Em sua primeira agenda oficial fora de Brasília, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha participou, nesta sexta-feira (7), no Rio de Janeiro, da aula inaugural do curso de formação de 1.200 agentes de controle de endemias, promovido pelas Secretarias de Saúde do Estado e do Município do Rio. Reunidos na quadra poliesportiva do Centro Integrado de Educação Pública do bairro de Campo Grande, zona Oeste do Rio, os profissionais ouviram o ministro reforçar a importância do trabalho deles no combate à dengue.

O combate à doença está entre as prioridades de gestão de Alexandre Padilha no Ministério da Saúde. A mobilização começou no último dia 5, na Fundação Nacional de Saúde (Funasa), quando, em discurso para 200 servidores e diretores do órgão, o ministro ressaltou o papel do órgão no combate à doença.

Hoje, Padilha apontou que o combate à dengue deve ser feito por meio de uma ação integrada e lembrou que os agentes de endemia assumem uma participação estratégica nessa mobilização. “São vocês que entram na casa das pessoas e que podem promover a mudança de comportamento delas para o enfrentamento da dengue”, disse Padilha.

A ação no Rio é uma integração da prevenção à doença, com o combate ao mosquito por meio dos agentes, e adequação do atendimento à população. O ministro também participou da inauguração da Clínica de Saúde da Família Davi Capistrano. A unidade conta com a classificação de risco no atendimento a pacientes com dengue, o que segue as Diretrizes Nacionais para a Prevenção e Controle de Epidemias de Dengue do Ministério da Saúde. Ela também faz parte do plano estabelecido entre a União, Estado e município para a ampliação da atenção básica no Rio de Janeiro.

Entre janeiro e fevereiro de 2011, o ministro Alexandre Padilha deverá visitar outros estados que, no momento, apresentam tendência de aumento de casos de dengue e risco de enfrentar epidemia.

Ainda na agenda do Rio de Janeiro visitou a Unidade de Pronto Atendimento de Campo Grande e o hospital Albert Schweitzer, no bairro de Realengo. Acompanharam o ministro o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes; o secretário estadual de Saúde, Sérgio Côrtes, que representou o governador Sérgio Cabral; o secretário municipal de Saúde, Hans Dohmann; o ministro das Relações Institucionais, Luiz Sérgio; o senador eleito Lindberg Farias, além de vereadores e deputados estaduais e federais.

Outras informações
Atendimento à Imprensa
(61) 3315 3580 e 3315 2351

Código da matéria 2187

Nenhum comentário:

Postar um comentário

leia também

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Licença Creative Commons

Estas obras estão licenciadas sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (autoria de José Carlos Gueta e site:http://poetadoabc.blogspot.com). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.