DEIXE O SEU COMENTÁRIO

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

COMANDANTE ROGANTE - UM HERÓI PIRELLIANO



JOSÉ CARLOS GUETA

Comte. Rogante - Um Herói Pirelliano


A fábrica Pirelli de Santo André foi pioneira na introdução de um Hangar com Helicópteros para o transporte do pessoal e malotes para sua sede em São Paulo e Filiais do Grupo.
O hangar era administrado pelo Sr. Jorge e o responsável pela manutenção mecânica era o Sr. Jurandir, ambos excelentes profissionais.
O comandante Rogante era muito respeitado e querido pelos funcionários da Pirelli, que de vez em quando lhes pediam para levá-los para fazer um vôo panorâmico.
Minha irmã que trabalhava no Laboratório da Pneus foi convencida por suas colegas a fazer um destes vôos, mas foi uma decepção, pois durante o passeio ficou o tempo todo de olhos fechados com medo de olhar para baixo.
Estes Helicópteros também eram usados todo fim de ano para um belo propósito:
Trazer o Papai Noel para a Festa Natalina Pirelli, onde as crianças, e também adultos, o aguardavam , e o nosso hábil comandante fazia vôos razantes onde lá de cima o bom velhinho acenava para a platéia emocionada.
Mas numa fatídica manhã de sexta-feira, dia 1º de fevereiro de 19­­74, assistiamos à um progama na televisão, que é interrompido bruscamente com uma triste notícia:
Fogo no edificio Joelma !!!
As cenas eram impressionantes, pessoas desesperadas tentando se livrar das chamas.
Coíncidentemente nosso comandante sobrevoava aquela região com destino à sede da empresa no bairro de Campos Elisios e presencia aquele cenário de destruição.
Não pensa duas vezes e num ato de extrema bravura desvia sua rota e paira sobre o topo do edificio em chamas onde se encontravam diversas pessoas em pânico.
Sobre um intenso calor e correndo o risco da aeronave explodir pela proximidade, o comandante vai retirando aos poucos todas as pessoas que lá estavam , deixando-as em local seguro.
Estas cenas foram assistidas simultaneamente por milhares de pessoas, e retransmitidas em todos os canais de televisão da época.
E nosso comandante Rogante transformou-se em herói , recebendo diversas homenagens e condecorações importantes, inclusive sendo matéria da revista Notícias Pirelli que era publicada naquele tempo.
Foi uma justa homenagem à este homem que não poupou esforços para salvar vidas humanas mesmo em condições adversas.
Assim são os heróis, são exemplos para as futuras gerações, inclusive para um amigo meu que era estagiário de mecânica da Pirelli, que tornou-se aprendiz no hangar e posteriormente seguiu a carreira daquele bravo comandante.

Texto de autoria de José Carlos Gueta
Classificado no Concurso de Causos da Pirelli

........................................

Um comentário:

  1. Eu conheci o comandante Rogante pessoalmente, pessoa admirável, prestei serviços para ele por muito tempo no Hangar em Santo André e tive o prazer e passear no Jet Ranger amarelo, gostaria de saber se vocês tem alguma notícia dele e de onde ele se encontra.

    ResponderExcluir

leia também

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Licença Creative Commons

Estas obras estão licenciadas sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (autoria de José Carlos Gueta e site:http://poetadoabc.blogspot.com). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.