DEIXE O SEU COMENTÁRIO

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Boa Notícia: Gastronomia Solidária

Alexandre Ferreira - Dá um sorriso pra mim!


Boa Notícia: Gastronomia Solidária

Posted: 09 Nov 2011 06:00 AM PST

Se a fome é um problema mundial, vamos arregaçar as mangas e trabalhar. Dezenas de voluntários varam as madrugadas distribuindo comida aos necessitados, nas grandes cidades. Um trabalho difícil, bonito e importante...


O que acontece é que apenas distribuir comida não basta. Diminui o sofrimento, resolve a situação de momento – porque a fome não espera, mas é preciso algo mais...

Pensando assim, a psicóloga Sandra Simões quis ir além da distribuição do sopão da madrugada e criou o projeto ‘Gastronomia Solidária’.

Sandra passou a ensinar as pessoas a cozinhar.

A idéia é que “não basta dar o peixe, precisa ensinar a pescar”.

No início, em 2008, eram apenas 6 pessoas envolvidas no projeto. Hoje, já são 50 voluntários.

Até um livro de receitas foi lançado e venceu, este ano, o Oscar dos livros de culinária, na categoria ‘melhor livro de responsabilidade social’.

Parabéns à Sandra e a todos os voluntários deste projeto.

Mais que cozinhar, os alunos do projeto recuperam a auto-estima e desenvolvem uma nova habilidade que pode recolocá-los no mercado de trabalho, mesmo que informalmente.

Os frutos já estão por aí. Pessoas que dependiam da doação de comida, muitas vezes nas ruas, estão, agora, sustentando suas famílias com orgulho e dignidade.

E é disso que as pessoas mais precisam e merecem: viver com dignidade.

Mais informaçõpes sobre o livro e o projeto: http://gastronomiasolidaria.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

leia também

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Licença Creative Commons

Estas obras estão licenciadas sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (autoria de José Carlos Gueta e site:http://poetadoabc.blogspot.com). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.