DEIXE O SEU COMENTÁRIO

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

domingo, 6 de novembro de 2011

DISCUSSÕES SEM SENTIDO


Metade dos e-mails é mal interpretada, diz estudo (evite discussões sem sentido)
Uma pesquisa realizada pelo Journal of Personality and Social Psychology aponta que em mensagens de e-mail ou em bate-papos virtuais há uma chance de apenas 50% de o leitor interpretar corretamente o tom das frases do interlocutor. O estudo ainda aponta que quem lê a mensagem acha que está correto 90% das vezes.

Em entrevista à Wired, o pesquisador Nicholas Epley disse que "é assim que discussões sem sentido começam". "Pessoas da nossa pesquisa estavam convencidas que haviam entendido corretamente o tom de voz de um e-mail, quando na verdade a chance de acerto é a mesma da de erro", completou.

A pesquisa foi conduzida com 30 duplas de universitários, que deveriam discutir determinados assuntos como, por exemplo, comida ou o tempo, assumindo um tom sério ou sarcástico. Os que enviaram as mensagem tiveram a impressão que a pessoa com quem conversava havia entendido 80% das mensagens.

"As pessoas pensam freqüentemente que seu tom ou emoção de suas mensagens é óbvia porque 'ouvem' o que entendem dizer na sua cabeça ao digitar," explicou Epley. Segundo o pesquisador, a razão para 90% das pessoas acharem que interpretam corretamente é o egocentrismo. O cientista sugere que as pessoas não são tão boas em interpretar a perspectiva alheia quanto podem achar.

"Mensagens pela Internet são muito fáceis de serem mal interpretadas e podem criar discussões por razões banais", disse Nancy Flynn, autora de livros guia de regras de e-mail e mensagens instantâneas, à Wired. "Muitas discussões judiciais começam por e-mail. As pessoas escrevem coisas muito estúpidas em e-mails corporativos", completou.


Fonte: Terra Tecnologia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

leia também

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Licença Creative Commons

Estas obras estão licenciadas sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (autoria de José Carlos Gueta e site:http://poetadoabc.blogspot.com). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.