DEIXE O SEU COMENTÁRIO

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

domingo, 6 de novembro de 2011

TITO NATUREZA

Tito Natureza & amigos

Nome completo: José Ferreira da Costa
Nome artístico: Tito Natureza
Data de nascimento: 16/11/1954
Local: Arapiraca/AL
Data de falecimento: 27/09/1999
Local: Arapiraca/AL
Gêneros: MPB e Regional

AS VEREDAS DO SERTÃO

O cantor e compositor arapiraquense Tito Natureza, nome artístico de José Ferreira da Costa é um exemplo da dificuldade que o artista nordestino encontra para vencer no Sul do País. No início da década, ele deixou sua terra natal onde vivia com a mulher e dois filhos, para tentar a vida como cantor no Rio de Janeiro/RJ. Na bagagem, algumas camisas de seda – com as quais sonhava em se apresentar nos grandes palcos – e o violão.

No entanto, em vez dos refletores, Tito encontrou um mundo sombrio, onde as portas iam se fechando á medida que o dinheiro que levou para sobreviver na cidade maravilhosa ia acabando. Sem recursos, o cantor se viu obrigado a dormir na rua e , para não morrer de fome, recorreu á ajuda de alguns seguranças da (extinta) TV Manchete, onde ia diariamente com o intuito de se apresentar em programas de auditório. “Foram dias de agonia, que não desejo para o pior inimigo”, relembra.

Foi na TV Manchete que ele conseguiu se apresentar pela primeira vez, graças ao encontro casual que teve com o produtor Domingos Mattei Neto. Resultado: Conseguiu o que queria e com o dinheiro do cachê recebido comprou sua passagem de volta a Arapiraca/AL, onde a família sequer sabia como ele estava vivendo.

De volta a ”Terra do Fumo”, Tito Natureza conseguiu gravar seu primeiro disco, que trazia, entre outras, a canção “Meu Mito”, composta em homenagem ao saudoso piloto de fórmula 1 Ayrton Senna. Com uma voz e um estilo que lembram o cantor Zé Ramalho, o músico alagoano canta MPB, Forró, Xote e County, num verdadeira “Salada musical”.

Filme “O Mistério de Maria do Ingá”

Agora, passados todos esses anos, Tito Natureza começa a enveredar pro outros caminhos. Seu mais novo trabalho pode ser conferido no filme “O Mistério de Maria do Ingá”, em que, além da trilha sonora, fez o papel do “Profeta da Seca”.

A obra, que deve ser lançada em Arapiraca no próximo mês, é dirigida pelo cineasta Agenor Alves e foi baseada na canção que deu nome a cidade de Maringá/PR. O longa traz no elenco os atores Paulo Gorgulho e Sônia Braga e conta a história da Cabloca Maria do Ingâ, que em 1930 saiu de pontal (Sertão da Paraíba), com destino ao Norte do Paraná e sumiu sem deixar vestígios.

O diretor Agenor já passou por várias experiências no cinema e na televisão. Na TV trabalhou como produtor, ator e roteirista de algumas séries. Na sétima arte, seu trabalho anterior foi o longa “Saudade da Minha Terra”, produzido em 1997 e que ainda está engavetado aguardando recursos para divulgação.

[ Fonte: (extinto) Jornal "Tribuna de Alagoas", 25/09/1999 ]

Luto – Infarto Mata Tito Natureza

O cantor arapiraquense Tito Natureza, nome artistico de José Ferreira da Costa, morreu ontem, em Arapiraca, vítima de infarto.

Recentemente o músico participou do filme “O Mistério da Maria do Ingá”, em que além de atuar, também fez a trilha sonora.

No início da década de 1990, Tito resoveu tentar a sorte no Sul do País, onde chegou a passar fome até ser descoberto pelo produtor de televisão Domingos Mattei Neto.

Muita Emoção – Cantor Tito Natureza é Sepultado em Arapiraca

O corpo do cantor e compositor arapiraquense, Tito Natureza foi sepultado no final da tarde de ontem no Cemitério Pio XII, em Arapiraca. Centenas de fãs, amigos e familiares estiveram presentes no enterro que foi marcado pela emoção.

Há pouco tempo, o artista havia se lançado como ator, participando do filme ”O Mistério de Maria do Ingá”, casado, 45 anos, pai de 2 filhos, Tito morreu em consequência de um enfarte.

Recentemente gravou um CD, que pretendia lançar oficialmente nos próximos dias. Tito sempre enfrentou inúmeras dificuldades, mas nos últimos dias estava bastante eufórico, “Este filme é a concretização de um grande sonho. Estou muito feliz”, disse o cantor durante entrevista na última sexta-feira á sucursal da Tribuna de Alagoas.

Vários radialistas estiveram presentes ao velório. Tito trabalhou como radialista na Rádio Cultura de Arapiraca no início da década de 1990.

[ Fonte: (extinto) Jornal "Tribuna de Alagoas", 29/09/1999 ]

[ Editado por Pedro Jorge ]

Fonte:

http://arapiracalegal.wordpress.com/artistas-arapiraquenses/tito-natureza/

........................................................................................................................................

Pesquisando na Internet encontrei a postagem acima referente a morte do meu amigo Tito Natureza.
O conheci em 1996, quando participava como jurado, no programa Petrúcio Melo Sem Fronteiras, pela TVSC, onde ele cantava.
Na ocasião fui até a sua casa onde fui muito bem tratado por ele e pela sua esposa, que preparou um delicioso almoço para nós, em seguida ele pegou o violão e musicou 2 poesias de minha autoria: Obras e Maquinismo.
Tenho a gravação da fita cassete conservada até hoje e também ganhei dele o seu LP: TITO NATUREZA - PLANETA PRIMITIVO, que já estava previamente autografado para o jovem empresário Silvio Santos, mas ele fez questão de entregá-lo a mim.

José Ferreira da Costa nome artístico: Tito Natureza
Descanse em paz!

............................................................................................................................

Nenhum comentário:

Postar um comentário

leia também

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Licença Creative Commons

Estas obras estão licenciadas sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (autoria de José Carlos Gueta e site:http://poetadoabc.blogspot.com). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.