DEIXE O SEU COMENTÁRIO

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

VI Encontro de Ferreomodelismo de Paranapiacaba 2011


VI Encontro de Ferreomodelismo de Paranapiacaba 2011

VI Encontro de Ferreomodelismo de Paranapiacaba 2011

20 / NOVEMBRO / 2011

9:00 hs - 17:00 hs

CLUBE UNIÃO LYRA SERRANO
VILA DE PARANAPIACABA
SANTO ANDRÉ -SP

ENTRADA FRANCA
SORTEIO DE BRINDES AO PÚBLICO
PALESTRAS
CLINICAS DE MODELISMO
EXIBIÇÃO DE FILMES
MOSTRA FOTOGRÁFICA
MAQUETES
CONCURSO DE MODELOS EM ESCALA
FEIRA DE TROCAS
MATERIAIS E LIVROS
MAQUETES OPERACIONAIS

Vila de Paranapiacaba: patrimônio de Santo André para a humanidade

Outro destaque para o turista que visita Santo André é a vila ferroviária de Paranapiacaba, localizada a cerca de 30 km do centro da cidade, no Alto da Serra do Mar. Construída por ingleses a partir de 1860 e inaugurada em 1867, a ferrovia local contava com 139 km de extensão e possibilitou o aumento do volume de transporte de café, o principal produto de exportação na época, o que foi fundamental para a riqueza econômica do Estado e do País.
Centro de Informações TurísticasCentro de Informações Turísticas
A Vila de Paranapiacaba, seu patrimônio tecnológico e seu entorno, composto por remanescentes da Mata Atlântica, foram tombados em 1987 pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo), em 2002 pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e no ano seguinte, na esfera municipal, pelo Condephapaasa. E desde 2008 o local é candidato a patrimônio da humanidade pela UNESCO, constando na lista dos sítios brasileiros que o Iphan, órgão responsável pela apresentação das candidaturas do país, deverá encaminhar à entidade. Atualmente a Prefeitura elabora um dossiê que será enviado talvez ainda este ano.
Localizada no território de Santo André, a vila de Paranapiacaba, que pertencia à RFFSA (Rede Ferroviária Federal Sociedade Anônima), foi adquirida pela Prefeitura da cidade em 2002. Desde então a administração municipal tem investido no destino, com a preocupação de cuidar do patrimônio histórico e ambiental.
Paranapiacaba, vila de engenheiros e funcionários da São Paulo Railway, foi ponto estratégico na Serra do Mar para o funcionamento e construção da estrada de ferro Santos-Jundiaí, que levava passageiros do porto para o capital Paulista e café do interior para o porto. Em 1982 o sistema funicular - puxando os vagões sobre planos inclinados, usando cabos de aço e máquinas a vapor instaladas nas patamares como Paranapiacaba - foi desativado. A oficina e o funicular se transformaram em museu. A estação original foi destruida num incêndio, menos o relogio, que foi recolocado numa nova torre.

Um outro objetivo é a geração de emprego e renda para os moradores locais. E para tanto a Prefeitura passou a instalar uma estrutura para receber os visitantes, bem como a incentivar a instalação de serviços de turismo, pousadas e restaurantes, entre outros. O local agora conta também com uma série de eventos que visam incentivar o turismo. Os principais eventos são o Festival Gastronômico do Cambuci, no mês de abril, e o Festival de Inverno de Paranapiacaba, realizado em julho.

Estação ferroviária de ParanapiacabaEstação ferroviária de Paranapiacaba
Quem visita Paranapiacaba pode desfrutar de uma série de atrações, como o circuito de museus que explicam um pouco da história local. Entre outros destacam-se o Museu Castelo, casa dos engenheiros-chefe ingleses construída em 1897, e o Clube União Lyra-Serrano, que recebe atividades culturais e sociais. Outras atividades incluem o passeio de maria-fumaça, operado pela Associação Brasileira de Preservação Ferroviária, o relógio da estação e o campo de futebol, entre outros. Clique aqui e veja mais informações sobre as atrações.
Para quem gosta de contato com a natureza, há diversas opções de trilhas no Parque Natural Municipal Nascentes de Paranapiacaba, uma Unidade de Conservação para preservar os recursos da Mata Atlântica do entorno da vila. Numa área de 4 milhões de m² encontram-se exemplares de cedro, bromélias e orquídeas, além de fauna silvestre com sanhaços, beija-flores, pica-paus, tangarás e macucos, entre outros

O parque conta com trilhas abertas e visitas controladas realizadas com monitores ambientais, que são moradores de Paranapiacaba e foram capacitados pela Prefeitura de Santo André em conjunto com o Instituto Florestal. Eles estão habilitados a receber os visitantes e mostrar a beleza da área. O local conta ainda com um circuito de arvorismo. O parque abre de terça-feira a domingo das 8h às 16h.
Paranapiacaba oferece um Centro de Informação Turísticas localizado no Largo dos Padeiros, na Parte Baixa (tel.: 11 4439-0237). Para chegar à vila de carro deve-se seguir pela Via Anchieta até o Km 29 (placa para Ribeirão Pires), entrar na SP 148 (estrada Velha de Santos) até o Km 33 e pegar a Rodovia Índio Tibiriçá (SP 31) até o Km 45,5. Daí pegar a SP 122 até Paranapiacaba. Para quem vai de ônibus há saídas a cada 40 minutos do Terminal Rodoviário de Santo André (Tersa), localizado na Estação Prefeito Saladino (CPTM), ou da estação ferroviária de Rio Grande da Serra a cada hora (Viação Ribeirão Pires, tel.: 11 4828-9630 ou 0800-771-7182).

Opções de turismo :

Nenhum comentário:

Postar um comentário

leia também

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Licença Creative Commons

Estas obras estão licenciadas sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (autoria de José Carlos Gueta e site:http://poetadoabc.blogspot.com). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.